Épocas de Frutas

A Pousada e Restaurante Del Miro pensando em seu bem estar, coloca a sua disposição a época de colheita de algumas frutas presentes em nosso município.

MAÇA

A maçã é uma importante fonte alimentícia em todos os climas frios. É a espécie de fruta, à exceção dos cítricos, que pode ser conservada durante mais tempo, conservando boa parte de seu valor nutritivo. As maçãs de inverno, colhidas no final do outono e guardadas em câmaras ou armazéns acima do ponto de congelamento.

 

O consumo regular de maçã é excelente para se prevenir e manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis, com a ingestão recomendada de uma unidade por dia. Esse efeito é devido ao alto teor de pectina, encontrada na casca.

 

Período de safra:

De Janeiro a Abril

UVA

 

 

 

A uva é uma fruta altamente energética por ser rica em carboidratos, apresentando também pequenas quantidades de vitaminas do Complexo B e vitamina C.

 

Pela sua quantidade de água e sais minerais, ela ativa os rins aumentando a eliminação de urina. Além de suave laxante, essa fruta atua contra várias enfermidades do intestino, do intestino, fígado, abdome, vômitos e amargo da boca, além de estimular as funções cardíacas.

 


Período de safra:

De Novembro e final de Janeiro

CAQUI

Fruta de sabor doce e agradável, contém vitamina A, B1 e B2, além de quantidade considerável de fibras que regulam as funções intestinais. É muito recomendado contra afecções do fígado, problemas intestinais, catarros da bexiga e as enfermidades das vias respiratórias.

As pessoas que sofrem do estômago e que apresentam manifestações de acidez, dores ou câimbras, melhoram comendo 2 ou 3 caquis por dia .

 

Propriedades Nutricionais

É boa fonte de Cálcio, Fósforo, Sódio. Possui também um bom teor de betácaroteno (provitamina A), que é um dos principais antíoxidantes utilizados contra o envelhecimento.

 

Valor Calórico

100 gramas de caqui chocolate fornecem 74,4 calorias. Caqui japonês: 86,7 calorias. Caqui paulista: 62,1 calorias


Período de safra:

De Fevereiro a Julho

AMEIXA

A ameixa, consumida ao natural, fresca, seca ou demolhada, é um alimento saboroso e saudável. É também muito apreciada em compotas, geleias, sopas, purês, ou em mistura com figos secos, passas de uvas ou nozes raladas. Por suas propriedades laxativas, convém aos intestinos preguiçosos. Mesmo crianças pequenas podem beneficiar-se da "água da ameixa" em caso de prisão de ventre.

 

A ameixa, conforme a variedade, apresenta algumas diferenças de valor nutricional, por exemplo, a ameixa-vermelha é rica em provitamina A, ao passo que as outras variedades são relativamente pobres. A ameixa-amarela é, por sua vez, mais doce e energética, além de conter um pouco mais de proteína. A ameixa-preta apresenta elevada atividade aquosa, sendo a mais apropriada para o tratamento das afecções urinarias.

 

Ir ao sul do Brasil e deixar de experimentar os cativantes sabores das variedades de ameixa lá cultivadas, como a amarela e a preta, é uma inestimável perda de oportunidade gastronômica.

• Rica em fibras

• Rica em Vitamina A ;

• Rico em Potássio;

• Boa quantidade de Ferro;

 

Período de safra:

De Dezembro a Fevereiro

PERA

A pera é uma fruta refrescante e contém boas quantidades de fibras solúveis, potássio e vitamina C. Esta combinação faz com que seja uma fruta benéfica para ajudar a controlar a tensão arterial e reduzir os níveis de colesterol.


Período de safra:

De Dezembro a Fevereiro

 

 

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